domingo, 7 de dezembro de 2025

     2º DOMINGO DO TEMPO DO ADVENTO

                                Texto bíblico

                                                                7 de dezembro de 2025 

                                                                Dom Samuel Dantas, OSB 

               Quem neste domingo se dirige a nós não é Cristo, mas aquele que foi enviado diante dele para preparar-lhe o caminho e de quem o mesmo Cristo deu testemunho ao dizer: “Dentre os nascidos de mulher não há ninguém maior do que João Batista”.

Séculos antes, Isaías também dele falara ao dizer: “Uma voz clama no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas”. Sobre João há ainda o que o anjo Gabriel disse a seu pai: “Ele será grande perante o Senhor. Será repleto do Espírito desde o seio de sua mãe”. Lc 1, 15 e ss) O povo tinha João na conta de profeta e até o ímpio Herodes o escutava e o protegia, considerando-o justo e santo.

Que nos diz tão grande homem neste domingo? “Convertei-vos, o reinado dos céus aproximou-se.” (Mt 3, 2) O senhor Jesus, depois que João foi entregue, disse a mesma coisa: “Cumpriu-se o tempo, e o reinado de Deus aproximou-se: convertei-vos e crede no Evangelho”. (Mc 1, 14 – 15)

João e Jesus, senhor e servo, criador e criatura, a voz e a palavra proclamam a mesma mensagem: “convertei-vos porque o reinado dos céus aproximou-se.”

Vejamos agora de que reino o santo precursor do Senhor estava falando e para entrar no qual é preciso que nos convertamos. Disse Jesus: “Buscai primeiro o reino de Deus”. (Lc 12, 31) “Sabei: o reinado de Deus chegou”. (Lc 10, 11) “Não temas, foi do agrado do vosso Pai dar-vos o reino”. (Lc 12, 32) ‘O reinado de Deus está entre vós”. (Lc 17, 21) “O reinado de Deus está próximo”. (Lc 21, 31) “A menos que nasça de novo ninguém pode ver o reino de Deus”.  (Jo 3, 3)

Antes de Cristo falaram os profetas deste reino que jamais terá fim. Baste-nos aqui o testemunho do profeta Daniel a quem foram reveladas muitas coisas sobre o tempo do fim: “O Deus do céu levantará um reino que não terá fim”.  (Dn 2, 44)

Ora, tal reino só pode ser o reino de Deus do qual Jesus tantas vezes falou em sua pregação.

Depois de Jesus também os apóstolos falaram abundantemente deste celeste reino. “É necessário, lê-se no livro dos Atos, que passemos por muitas tribulações para entrar no reino de Deus”. (Atos 14, 22)

Paulo nos ensina que este reino não consiste em comida nem em bebida como tampouco em palavras. (Rm 14, 17 e 1Cor 4, 20) Alerta-nos também, que certos pecadores nele não entrarão. (1Cor 6, 9)

“O reinado dos céus aproximou-se” porque o Filho eterno de Deus se fez homem e habitou entre nós; aproximou-se porque o eterno desceu a terra para ser o caminho pelo qual os seres humanos pudessem chegar ao reino que Deus preparou para aqueles que o amam. “Vinde benditos de meu Pai, dirá Jesus no dia do juízo aos que estiverem a sua direita: “recebei em herança o reino que foi preparado para vós desde a fundação do mundo”. (Mt 25, 34)

Para nesse reino entrarmos precisamos nos converter. O apelo, pois, que se nos dirige neste domingo por meio da palavra de João é: “convertei-vos”! Queremos, entrar no reino dos céus? Convertamo-nos!

Eis aí diante de nós o régio caminho que precisamos percorrer na fé para entrar neste reino que não terá fim e para o qual Deus sem cessar nos chama. Ouçamos o profeta Isaías: “Que o mau abandone o seu mau caminho. Que ele retorne para o Senhor”. ( Is 55, 7) Ouçamos Jeremias: “Convertei-vos cada um de sua conduta malvada, do seu agir perverso.” (Jr 25, 5) Ouçamos, Cristo: “Se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças não entrareis no reino dos céus”. (Mt 18, 3)

Por fim, convertamo-nos ao Deus que nos criou e salvou enquanto ainda há tempo, pois após a morte ninguém pode converter-se. Aproveitemos o tempo da misericórdia que Deus nos tem dado para converter-nos e ponhamos em prática sem demora o que hoje João nos diz com possante voz de trombeta do céu: “Convertei-vos. O reino dos céus aproxima-se”.

Postado por Tereza Neuma Macedo Marques



Nenhum comentário: