BATISMO DO SENHOR
"Tu és o meu filho amado, em ti ponho o meu benquerer."
BATISMO DO SENHOR
Texto bíblico: Lc 3, 15-16. 21 e 22.
Dom Samuel
A
quem o recebe, o Batismo não apenas apaga a culpa original com a qual todos
nascem, herdada de Adão, mas o torna filho de Deus. Se assim é, que necessidade
tinha de recebe-lo quem não tinha sido atingido pela lepra imunda do pecado de
Adão e que ademais disso é desde sempre filho natural de Deus Pai? Jesus não
precisava do Batismo, mas qui-lo receber para mostrar-nos que nós precisaríamos
dele. Se, pois, a ele submeteu-se não foi porque dele necessitasse, mas para
dar-nos exemplo.
Antes
de voltar aos céus, Jesus disse aos onze: “Ide, de todas as nações fazei
discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” (Mt 28,
19). Jesus declarou ainda: “Quem crer e for batizado será salvo”. (Mc 16, 16),
mostrando por meio destas palavras ser o batismo necessário para a salvação.
Pedro
ensina-nos que a arca construída por Noé era figura do Batismo “que atualmente
vos salva.” (1 Pe 3, 21). No livro dos Atos, lemos que “durante uma refeição
com eles, Jesus lhes recomendou que não deixassem Jerusalém, mas esperassem aí
a promessa do Pai. João batizava com água, mas vós, é no Espírito Santo que
sereis batizados daqui a poucos dias.” (At 1, 4 – 5) Esta passagem está de
acordo com o que João nos diz no Evangelho de hoje: “Eu vos batizo com água,
mas vós sereis batizados no Espírito Santo e com fogo.” E não foi exatamente o
que sucedeu quando aos apóstolos reunidos “lhes apareceu algo como línguas de
fogo, que se repartiram e pousou sobre cada um deles?” (At 2, 3). Mais tarde
Pedro dirá em Jerusalém: “Eu me lembrei desta declaração do Senhor: João deu o
batismo de água, mas vós recebereis o batismo no Espírito Santo.” (At 11, 16)
Quando Jesus foi batizado por João, o Espírito desceu sobre ele em forma de
pomba. Depois os apóstolos foram batizados com a vinda do Espírito Santo. Tanto
João como Jesus e Pedro mostraram a diferença entre o batismo de água, dado por
João, e o batismo por meio do qual se recebe o Espírito, que é dado em nome das
três divinas pessoas. Quando em certa ocasião perguntaram a Pedro e aos outros
apóstolos: que é que nós devemos fazer? Foi-lhes respondido: “Convertei-vos,
receba cada um de vós o batismo no nome de Jesus Cristo para o perdão dos
pecados e recebereis o dom do Espírito Santo.” (At 2, 38)
Em
Atos 8, lemos que o mago Simão se tornou crente recebendo o batismo. No mesmo
capítulo lê-se que Filipe batizou um eunuco etíope, alto funcionário de
Candace, rainha da Etiópia e São João, no capítulo quarto do seu Evangelho,
informa-nos que os discípulos de Jesus batizavam.
Saulo
foi batizado por Ananias (At 9, 18) e Pedro deu ordens de batizar pagãos em
nome de Cristo. (At 10, 48) Lídia recebeu o batismo das mãos de Paulo, ela e
toda a sua casa (At 16, 15) e um certo carcereiro recebeu também ele o batismo
com toda a sua família, conforme Atos 16, verso 33.
Quando
o filho de Deus encarnado foi batizado por João, cujo batismo de água era
inferior ao batismo que depois seria administrado, o Espírito desceu sobre ele
em forma de pomba e a voz do Pai fez-se ouvir. Que de mais conveniente que no
batismo do Filho se manifestassem as outras duas pessoas – o Pai na voz e o
Espírito na pomba – já que os cristãos seriam batizados em nome dos três?
Batizados
em nome do Pai que nos criou, do Filho que nos remiu e do Espírito Santo que
opera a nossa santificação, tornamo-nos templos da Trindade. Esforcemo-nos,
pois, para sermos digno da morada de quem dignou-se habitar em nós. Diz-nos São
Paulo na carta aos Gálatas: “Vós que fostes batizados em Cristo vos revestistes
de Cristo.” (Gl 3, 28) Diz-nos ainda na carta aos Romanos que “batizados em
Cristo, é na sua morte que fomos batizados.” (Rm 6, 3) Revestidos, pois do
Senhor Jesus, e batizados em sua santa e redentora morte, vivamos nele, com ele
e para ele, afim de que um dia passemos das tristezas deste desterro para as
alegrias perenes e imutáveis da pátria da eterna felicidade. Amém.
Postado por Tereza Neuma Macedo Marques
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