sexta-feira, 7 de março de 2025

A cultura do Cariri hoje veste luto: a Mestra Margarida dos Guerreiros Encantou-se

O portal de Juazeiro manifestam profundo pesar pelo falecimento de grande mestra Maria Margarida da Conceição, Mestra Margarida do Guerreiro Santa Joana Darc, a eterna Margá.
" Alagoana de nascimento e caririense de coração, Mestra Margarida trouxe em sua trajetória o encanto das tradições e o vigor da cultura popular. Rompeu fronteiras ao lado de seus pais, romeiros do Padre Cícero, e fez de Juazeiro do Norte o palco de sua arte, onde, desde menina, já dançava e encantava sob o olhar de Mestre Amaro e Mestra Agada. Aos 15 anos, quando muitos ainda aprendem a ouvir o compasso da vida, ela já mestrava seu próprio grupo, escrevendo uma história singular e pioneira: o primeiro Guerreiro formado apenas por mulheres. Sua tradição, original e única, ecoou pelos terreiros do Cariri, fazendo vibrar tambores e corações.
Margá, a grande Matriarca da Cultura Cariri, deixa um legado imensurável. Seu Guerreiro deu vida a todos os Guerreiros de Juazeiro do Norte, seus passos ritmaram o folclore, sua voz cantou a ancestralidade e seu sorriso acolheu gerações de mestres, mestras e brincantes." Os guerreiros que beberam na sua fonte celebram sua vida, entristecem o coração , ao mesmo tempo em que dão vivas a mestra que com sua arte mannteve acesa sua tradição e deixou um legado em cada canto , dança e sorriso onnde sua memória continua viva nestas expressões.
Segue em paz e em música mestra. Aqui seu canto ecoa

Nenhum comentário: