HOMENAGEM PÓSTUMA
Juazeiro lembra hoje exatos 25 anos da morte do ex-prefeito Orlando Bezerra
Como forma de homenagem póstuma, o Site Miséria lembra exatos 25 anos da morte de Orlando Bezerra de Menezes, que transcorre neste sábado. Ele nasceu no Sítio Salgadinho em Juazeiro do Norte no dia 25 de janeiro de 1931 e faleceu em Fortaleza no dia 02 de agosto de 2000. O seu corpo foi sepultado no jazigo da família no Cemitério do Socorro em Juazeiro
Orlando concluiu o curso de Contabilidade na Escola Técnica de Comércio de Juazeiro e foi casado com a juazeirense Doralice Neri Bezerra, Dona Dora com quem teve dois filhos. Ele iniciou sua vida política como vereador em 1954 e, quatro anos depois, foi reeleito como o mais bem votado em Juazeiro com 597 votos. Na época, o prefeito eleito foi Antonio Conserva Feitosa.
Já no ano de 1970, Orlando Bezerra foi eleito prefeito de Juazeiro com 15.352 votos derrotando Adauto Palitot que obteve 2.570 sufrágios quando sucedeu o médico Mauro Sampaio na prefeitura. Ele realizou grandes obras como o Hotel Municipal, o Hospital Estefânia Rocha Lima, o Grupo Escolar Padre Murilo de Sá Barreto, a Estação Rodoviária, um Centro Cultural dotado de Teatro Municipal, e outras.
Após deixar a prefeitura, foi eleito duas vezes como deputado estadual. No ano de 1974 se constituiu o mais bem votado em todo o estado com 25.410 votos. Quatro anos depois, Orlando Bezerra foi reeleito com 40.763 sufrágio e, novamente, a marca de campeão de votos no estado para a Assembleia Legislativa
Depois, decidiu disputar o cargo de deputado federal tendo sido eleito para três mandatos consecutivos. Enquanto isso, o seu filho e médico Jarbas Bezerra passou a ocupar a vaga do pai na Assembleia Legislativa. No ano de 1982, Orlando foi eleito para a Câmara dos deputados com 69.744 votos ficando na oitava posição. Quatro anos depois, foi reeleito deputado federal na décima colocação com 49.291 votos. No ano de 1990 conquistou o terceiro mandato com 37.371 repetindo a colocação.
Quando foi reeleito em 1986, Orlando Bezerra tornou-se deputado federal constituinte participando da elaboração da Carta Magna do país. Afora a vida política, ele desenvolveu intensa atividade empresarial à frente de empresas do grupo familiar, destacando-se no comando da CIROL (Companhia Industrial de Óleos e Resíduos Ltda). Dentre outras homenagens em Juazeiro, Orlando Bezerra tornou-se nome do Aeroporto Regional do Cariri e do Terminal Rodoviário.
miseria.com.br
postado por Tereza Neuma Macedo Marques
Nenhum comentário:
Postar um comentário