sexta-feira, 15 de agosto de 2025

 Juazeiro lembra hoje exatos 5 anos da morte do professor e escritor Raimundo Araújo                                                                  Demontieux Tenório      

      Como forma de homenagem póstuma, o Site Miséria lembra exatos cinco anos da morte do Professor Raimundo Araújo, que transcorre nesta sexta-feira. Ele nasceu em Várzea Alegre no dia 2 de setembro de 1935 e morreu aos 84 anos no dia 15 de agosto de 2020 em Juazeiro. As 16 horas de hoje, na Capela do Socorro, será celebrada missa em sufrágio da sua alma. Raimundo Rodrigues Araújo residia ali perto na Rua São José em cujo imóvel faleceu em decorrência de um câncer.

      Sua esposa, Dona Elza Araújo, faleceu morreu recentemente ficando os três filhos todos formados. Professor Raimundo, como era conhecido, deixou um verdadeiro legado para o ensino e as letras em Juazeiro e todo o Cariri. Durante anos foi professor do Senai, além de revisor da Câmara Municipal e de muitos livros, além de membro do ICVC (Instituto Cultural do Vale Caririense). Era parente da Beata Maria de Araújo, protagonista dos “Milagres em Juazeiro”.

      Ele sempre proclamou a sua grande devoção ao Padre Cícero e a enorme paixão pelo Juazeiro. Escreveu várias antologias e uma delas reunindo poemas do seu amigo e médico Mozart Cardoso de Alencar, que muito o admirava. Antes, Professor Raimundo escreveu “Juazeiro Anedótico” e, depois, "Fragmentos do Passado" e “Rostos de Juazeiro”. Em parceria com o engenheiro Mário Bem, vieram dois enormes volumes: “Dados Biográficos dos Homenageados em Logradouros Públicos de Juazeiro”.


Postado por Tereza Neuma Macedo Marques

Nenhum comentário: