segunda-feira, 2 de dezembro de 2024
Brasil tem 6 geoparques: saiba quais são e entenda a importancia desses tesouros naturais
Brasil tem 6 geoparques: saiba quais são e entenda a importancia desses tesouros naturais
Geoparques são áreas geográfica delimitadas que têm patrimônio geológico de relevância internacional. Com isso, a gestão desses territórios tem o objetivo de proteger os patrimônios naturais, históricos e culturais, assim como promover a educação, o turismo e o desenvolvimento sustentável.A audiência pública é parte de uma estratégia de sensibilização, que visa popularizar a ideia e demonstrar a amplitude que um geoparque abrange.O objetivo é proporcionar novas alternativas para a economia regional, de maneira sustentável, por meio da conservação do patrimônio natural e cultural, da educação ambiental, do turismo local e do incentivo à geração de renda.
Além de Uberaba, o Brasil possui outros cinco Geoparques reconhecidos pela Unesco. São eles: Araripe (CE), Caçapava (RS), Quarta Colônia (RS), Seridó (RN) e Cânions do Sul (SC e RS).
1º. O Parque Geológico do Araripe localizado no Ceará, foi o primeiro das Américas reconhecido pela UNESCO e estende pela área de seis municípios cearenses: Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.Esse Parque tem o espaço totalizando 3.796 km² e apresenta um vasto patrimônio biológico, geológico e paleontológico. Parte de seu território já era reconhecido como Área de Proteção Ambiental Chapada do Araripe desde 1997.
Desde setembro de 2006, está integrado à Rede Mundial de Parques Geológicos, e é reconhecido pela UNESCO como um relevante patrimônio geológico e paleontológico mundial.
2º. Geoparque de Caçapava: Em 2 de outubro de 2019, no auditório da Universidade Federal do Pampa, campus Caçapava do Sul, houve uma audiência pública aberta a comunidade para discutir os objetivos e propósitos de um geoparque no município.
3º. O Geoparque Caçapava do Sul foi finalmente reconhecido pela UNESCO em 2023 (Geoparques Mundiais da UNESCO). O local apresenta sucessões de rochas sedimentares marinhas e continentais de mais de 500 milhões de anos.
4º. A cidade de Uberaba (MG) foi incluída recentemente pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) na Rede Mundial de Geoparques. O município em Minas Gerais é o primeiro da região Sudeste a fazer parte da lista.
Segundo a administração municipal, a inclusão de Uberaba na lista de Geoparques da Unesco traz benefícios à cidade e ao estado, pois impulsiona a “promoção do turismo, assim como o fomento de pesquisas científicas em relação ao patrimônio geológico" Além disso, ajuda na conscientização sobre a conservação e a valorização do patrimônio cultural e histórico, além do desenvolvimento da economia e do empreendedorismo local”.
Batizado de Aspirante Geoparque Uberaba-Terra de Gigantes, o local fica no Triângulo Mineiro e começou a surgir em 2014. Isso aconteceu quando o geólogo Luiz Carlos Borges Ribeiro identificou o potencial do município para se tornar um parque ecológico. Entre os achados, estão os ossos do Uberabatitan ribeiroi, o maior dinossauro já descoberto no Brasil e um dos últimos titanossauros (do latim lagarto titânico) do planeta, que possui 27 metros de comprimento e 14 metros de altura no Museu dos Dinossauros de Peirópolis.
5º. Localizado na região central do Rio Grande do Sul, o Geoparque Quarta Colônia é formado por nove municípios: Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Seca, São João do Polêsine e Silveira Martins.Além da raridade dos fósseis ali encontrados que testemunham as mudanças ambientais do planeta nos últimos 250 milhões de anos e a cultura preservada dos seus imigrantes
6º. O geoparque Seridó abrange uma área de 2,8 mil quilômetros quadrados em seis municípios do Seridó potiguar, foi reconhecido, em 2022, como um território de relevância mundial pela Unesco.A unidade entrou para a lista de 177 Geoparques Mundiais da organização. No local, as ações envolvem, por exemplo, o treinamento de guias de turismo que atualmente recebem pessoas de todos os lugares para visitar os geossítios.O geoparque conta com 21 geossítios de importância geológica e social no Seridó potiguar.. Ele é gerido por um consórcio intermunicipal envolvendo as seis prefeituras das cidades abrangidas e fica distante cerca de 180 quilômetros de Natal.
fonte:www.msn.com/pt-br/viagem/noticias/brasil-tem-6-geoparques-saiba-quais-são-e-entenda-a-importancia-desses-tesouros-naturais/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário