segunda-feira, 19 de maio de 2025
Diocese de Crato anuncia conclusão da fase Diocesana do primeiro inquérito do processo de beatificação do Padre Cícero Romão
Diocese de Crato anuncia conclusão da fase Diocesana do primeiro inquérito do processo de beatificação do Padre Cícero Romão para junho de 2025
Na manhã desta segunda-feira, 19 de maio, a Diocese de Crato reuniu jornalistas e representantes de veículos de comunicação da região para uma coletiva de imprensa marcada por emoção, gratidão e esperança. O encontro teve como objetivo apresentar os avanços da fase diocesana da Causa de Beatificação do Servo de Deus Padre Cícero Romão Batista, figura de profunda devoção no Nordeste e em todo o Brasil.
Estiveram presentes o Padre Wesley Barros, vice-postulador da causa, e o Padre Cícero José da Silva, reitor da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores e membro da Comissão Histórica. Durante a coletiva, os sacerdotes explicaram os passos já dados desde a abertura oficial da fase diocesana, em 30 de novembro de 2022, até o momento atual do processo. A fase diocesana é a primeira etapa rumo à beatificação, quando a Igreja local se encarrega de reunir documentos, testemunhos e provas sobre a vida, as virtudes heroicas e a fama de santidade do candidato.
A principal notícia anunciada foi a data oficial da conclusão dessa fase: 7 de junho de 2025, em celebração solene que ocorrerá na Basílica Santuário, em Juazeiro do Norte. Segundo o Pe. Wesley, a cerimônia incluirá a Santa Missa com a participação do povo de Deus, seguida da sessão de encerramento do processo diocesano. “Toda a documentação será exposta, lacrada com o selo do bispo diocesano e enviada à Santa Sé. Lá, será oficialmente aberta pela Congregação para as Causas dos Santos, que analisará a validade jurídica do processo e dará seguimento às próximas etapas”, explicou.
Em sua fala, o Pe. Cícero José destacou a importância histórica do momento: “Hoje, estamos podendo, mais uma vez, ser testemunhas de uma grande notícia que marca a história do caminho que vem sendo percorrido rumo à beatificação. À medida que os passos vão sendo dados, vemos a concretização dos ensinamentos que o Patriarca do Nordeste plantou com sabedoria.” Ao final de sua fala, em gesto de gratidão e representando a nação romeira, o sacerdote abraçou o Pe. Wesley, emocionado, agradecendo pelo zelo e dedicação em todo o processo.
A Diocese de Crato reforça o convite para que fiéis, romeiros e a imprensa participem dessa jornada que se aproxima de uma nova etapa. Para o povo que já reconhece a santidade do “Padim Ciço” com o coração, o dia 7 de junho de 2025 será mais do que uma data histórica: será um marco de fé, memória e esperança.
Por Jornalista Mychelle Oliveira / ASCOM Diocese de Crato
Crédito das imagens: Rozelia Costa / Basílica Nossa Senhora das Dores
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário