quarta-feira, 7 de maio de 2025

Maior rede de supermercados do interior do Ceará quer alcançar faturamento bilionário até 2030

 

Com foco total na região Centro-Sul do Estado, empresa mira ainda posição entre as 100 maiores supermercadistas do País 

Escrito por Luciano Rodrigues luciano.rodrigues@svm.com.br

07 de Maio de 2025 - 07:00

Foto: Diniz Supermercados/Divulgação

Foto: Davi Rocha

 

O gerente fala que R$ 1 bilhão é logo ali. Pretendemos faturar entre 2025 e 2030 R$ 1 bilhão anuais, sendo a primeira rede do interior do Ceará a fazer isso. Nesse período, vamos abrir mais quatro lojas aqui na região. 



Em entrevista ao Diário do NordesteDavid Luiz, diretor comercial do Diniz Supermercados, explica como a rede surgiu e como ela se posiciona no atual mercado do setor.

A empresa foi fundada em 1999 por José Jusifran Diniz, natural do Cedro, no Centro-Sul cearense. Após um período em São Paulo atuando no comércio supermercadista, ele retorna para o Cariri, onde inaugura o primeiro supermercado, ainda sob o nome de Econômico.

"Ele abriu uma loja que fica situada na avenida Castelo Branco, próximo à Arena Romeirão. É a loja onde surgiu tudo, hoje ela tem 26 anos. É uma loja pequena, mas que está nos nossos padrões", conta David.

Ao longo de 20 anos, a rede existiu com o nome de Econômico Supermercados, atuando em municípios vizinhos, como Barbalha e Crato. Em 2019, porém, houve uma virada de chave na empresa.

Até então, eles ostentavam a bandeira, mas não tinham marca registrada. O dono do nome reivindicou os direitos, e foi necessário alterar para Diniz Supermercados, utilizando o sobrenome do fundador. A partir daí, começa o planejamento estratégico pensando nos anos seguintes. Quando completou 20 anos, em 2019, tinha cinco lojas. Elas faturaram R$ 147 milhões. 

"Crescemos em três anos o que o Econômico levou 20 anos, chegando em 2022 a R$ 394 milhões em faturamento", destaca David. "Em 2019, fizemos projetos de estar entre os 100 maiores faturamentos do Brasil no ranking da Abras até 2025. Tivemos uma projeção de que, para chegar nesse grupo, precisaríamos chegar a um faturamento de R$ 400 milhões em 2025", relembra o diretor comercial.

A meta foi mais do que ultrapassada: o faturamento aumentou mais de 272% em 2024 na comparação com 2019. Atualmente, o Diniz emprega 1.240 funcionários e mantém 11 lojas, todas no interior do Estado, sendo sete em Juazeiro do Norte, duas no Crato, uma em Barbalha e uma em Missão Velha.

A ambição do Diniz é um crescimento progressivo e constante no faturamento, saindo dos atuais R$ 547 milhões para a casa do bilhão já em 2030, além de estar entre as 100 maiores empresas do País do setor supermercadista.

Nessa conta, estão inclusas cinco inaugurações, sendo duas já para 2025. O grupo vai fechar o ano com 13 lojas, sendo um fechamento e duas inaugurações. Uma das aberturas será na Vila Três Marias, bairro de Juazeiro do Norte. A outra ainda está em negociação, em cidade a ser definida.

Barbalha, Crato e Caririaçu, que ainda não tem lojas do Diniz, devem ganhar as demais unidades até 2028.  

"Em 2029, queremos faturar R$ 940 milhões com 16 lojas. Em 2030, nossa projeção é de chegarmos a um R$ 1 bilhão com 700 mil cupons finalizados (clientes comprando mensalmente)", declara David Luiz.

 Essa nova realidade, no entanto, não acanhou os planos do Diniz, que cresceu mesmo em meio à concorrência de empresas nacionais. David Luiz avalia que o relacionamento com os fornecedores e a confiança dos clientes em uma empresa fundada e administrada no Cariri são trunfos importantes.

Com o crescimento de Juazeiro do Norte, tornando-se um dos principais centros comerciais do interior do Nordeste brasileiro, a cidade viu a chegada de grandes empreendimentos supermercadistas, como Assaí, Mix Mateus e Mercadão São Luiz.

Essa nova realidade, no entanto, não acanhou os planos do Diniz, que cresceu mesmo em meio à concorrência de empresas nacionais. David Luiz avalia que o relacionamento com os fornecedores e a confiança dos clientes em uma empresa fundada e administrada no Cariri são trunfos importantes.

"A gente se aproximou mais da indústria, conseguimos comprar produtos direto com eles sem passar por distribuidores. Isso nos dá competitividade perante os grandes players, de forma que conseguimos em alguns momentos ter um preço compatível, que nem sempre é possível", diz. 

A base de clientes mensais do Diniz ultrapassa os 500 mil cupons. Desse total, 70 mil são definidos pelo diretor comercial como aqueles que a rede "mantêm relacionamento diário", e são essenciais para o crescimento da empresa.

Focado na região do Cariri, David Luiz reforça que o Diniz vai continuar atuando na região, e afirma que "não pode perder clientes" para os grandes concorrentes nacionais que têm lojas nas cidades do Centro-Sul.

 Postado por Tereza Neuma Macedo Marques

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